O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Acre (CRMV-AC) encaminhou OFÍCIO Nº. 014-2021/CRMV-AC-PR a Casa Civil, solicitando que clínicas, consultórios e hospitais veterinários mantenham o funcionamento aos finais de semana, durante a vigência do Decreto Estadual nº 8.147/2021.

O Conselho ponderou no ofício encaminhado que a manutenção do funcionamento dos estabelecimentos médico-veterinários (consultórios, clínicas e hospitais veterinários) em meio à pandemia do COVID-19 é de extrema importância, pelo fato de serem essenciais por prestarem importantes e relevantes serviços de proteção à saúde animal e, como integrante do conceito de saúde única, de fundamental contribuição para a promoção da saúde pública.

Em resposta, através do OFÍCIO Nº 920/2021/CASACIVIL, o Comitê de Acompanhamento Especial do COVID-19, deliberou e entendeu com unanimidade que as urgências e emergências de hospitais e clínicas veterinárias, atendidas na forma de plantão por seu médico veterinário é abrangido nos termos do Decreto nº 8.147/2021, mesmo porque há previsão do funcionamento interno dos estabelecimentos. Importa reforçar que esse entendimento de atendimento aos animais internados e que necessitam de cuidados imediatos já está alinhado também com a equipe fiscalizadora.