• CRMVAC

Primeiro Biotério Regulamentado do Acre é inaugurado no Centro Universitário Uninorte





A emoção de quem sonhou com um novo projeto marcou a inauguração do primeiro Biotério do Estado do Acre, ocorrida na última quarta-feira, 29 de maio, no Centro Universitário Uninorte.


Mais uma vez a instituição de ensino sai na frente e traz para o Acre um novo meio de inovação e pesquisa em prol do desenvolvimento da educação no Estado. O novo Biotério está totalmente regulamentado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Acre (CRMV-AC) e segue as novas legislações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).


A pró-reitora acadêmica do Centro Universitário Uninorte, Vanessa Vogliotti Igami, no ato representando o reitor Fábio Ricardo Leite, disse estar muito contente com mais um marco na instituição.


“Há alguns anos o Biotério parecia um sonho, hoje se torna realidade. Estou muito alegre e satisfeita em fazer parte de uma instituição que acredita na pesquisa, na ciência e nos proporciona tudo que é necessário para fazer educação superior de qualidade. Nosso investimento ultrapassa a casa dos 600 mil reais e está totalmente regulamentado tendo amparo legal e científico. Agradeço a todos que nos ajudaram a tornar esse sonho realidade. Sou muito feliz em ser Uninorte”, declarou.


O presidente do CRMV, André Luiz Teixeira de Carvalho, participou da solenidade e reiterou a preocupação do Centro Universitário Uninorte em seguir as novas legislações.

“É um feito! Ter um Biotério legalizado é um orgulho para todos nós. Parabenizo o professor Ariovaldo que o tempo inteiro pedia orientação ao Conselho, realmente preocupado em legalizar o Biotério. Isso mostra a importância que a instituição tem em fazer o processo todo correto. O Conselho estará acompanhado todo o trabalho realizado nesse novo espaço e estará à disposição para pincelar os melhores profissionais da medicina veterinária do país para ajudar o Biotério da Uninorte”, ressaltou.


Emocionado, o coordenador do Biotério, Ariovaldo Manzati Júnior, falou do grande sonho em ter na instituição o primeiro Biotério do Acre. “Hoje estou feliz de começar a sonhar as atividades do Biotério. Foi um tempo difícil de construção, de correr atrás de normas, de fazer tudo correto e a Uninorte sempre preocupada com a questão ética, cobrando que esse Biotério fosse realmente referência no Estado do Acre e hoje nós conseguimos. Estamos entregando um Biotério referência porque está totalmente dentro do que o CONCEA exige para a nova construção de Biotério. Hoje o Estado do Acre está à frente e quem sabe novas medicações serão desenvolvidas aqui. Estou muito emocionado. Obrigada a todos que acreditaram nesse sonho!”, disse.


O Biotério do Centro Universitário Uninorte hospedará, que neste primeiro momento hospedará apenas roedores, conta com equipamentos e materiais de ponta (dentro do exigido pelo CONCEA), e é de biossegurança 2, podendo realizar importantes pesquisas científicas. O local dispõe ainda de excelentes profissionais que auxiliarão os acadêmicos de Medicina e Farmácia nas aulas práticas.


A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do coordenador do curso de Farmácia, professor Dr. Ricardo Marques; da coordenadora dos laboratórios de saúde da Uninorte, Maitê Leite, que representou toda a equipe administrativa; da diretora do departamento de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Jesuíta Arruda; e da coordenadora de cursos do departamento de ensino da Secretaria de Estado de Saúde, Mirtes Ribeiro; além de professores da Uninorte.


Fonte: https://blog.uninorteac.edu.br/blog-uninorte/noticia/primeiro-bioterio-regulamentado-do-acre-e-inaugurado-no-centro-universitario-uninorte






0 visualização

Rua Major Ladislau Ferreira, 367, Bairro Dom Giocondo,

Rio Branco - AC - CEP: 69.900-279.

Expediente: 08:00hrs às 12:00hrs e das 13:00hrs às 17:00hrs

Tel.: (68) 3224-5570

©  1987-2019 - CRMV-AC - Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Acre. Todos os direitos reservados.