O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Acre – CRMV-AC, encaminha Ofício nº. 02-2021/CRMV-AC-SG ao Secretário de Saúde do Estado do Acre.
O CRMV-AC reforçou às autoridades estaduais que os Médicos Veterinários são profissionais da saúde e, portanto, também devem fazer parte do grupo prioritário para tomar a vacina contra covid-19. No texto, o Secretário Geral do CRMV-AC, Jessé Moreira Campos Monteiro, solicita à Secretaria de Saúde do Estado a garantia de vacinação de médicos veterinários contra a covid-19.
O Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde confirmou que médicos-veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares estão inseridos entre os trabalhadores de saúde destacados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (anexo II, página 89). O documento descreve os grupos prioritários e recomendações para a imunização contra a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
A informação está no Ofício nº 8/2021 do ministério e ressalta que “os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença”.
O documento ainda confirma que o “ministério solicitou que todos os postos dos municípios, estados e do Distrito Federal disponibilizem a vacina e orienta que, para ter direito, basta o médico-veterinário apresentar sua carteira de identidade profissional”.